Onde está a comunicação?

Um dos grandes problemas que ocorrem nas empresas se dão devido a comunicação, ou melhor, a falta de comunicação. Mas por que estes continuam a acontecerem mesmo nós, líderes ou não sabendo em muitas situações a causa raiz? O quê nos impede de resolver definitivamente?Ainda hoje a falta de comunicação continua a se perpetuar nas empresas pois lidamos com pessoas e o aprender a entendê-las, melhorar a forma de comunicação no meu ponto de vista são para poucos, ainda. Em contra partida podemos aprender e nos desenvolver muito mais como líderes e principalmente seres humanos se estivermos dispostos a mudar.
Todo ser humano, mesmo que inconscientemente , em algum momento se vê em conflito consigo mesmo. Se analisarmos estes embates sob uma visão positiva no dia a dia creio que poderemos ter discussões saudáveis pois estas promovem a troca de conhecimentos e contribuem para a homogeneização da equipe e como consequência a melhoria do clima organizacional. Entretanto, quando as situações de conflito geram antipatia e afrontas recíprocas entre os envolvidos, o ambiente empresarial fica comprometido.
A gestão de pessoas é uma arte, acredito que todas as pessoas deveriam ter a oportunidade de estudar e aprender em como gerir pessoas pois gestão de pessoas não se prende apenas no âmbito gerencial, não sendo apenas voltado para líderes mas para todas as pessoas que fazem parte do organismo das organizações.
Temos que ter o autoconhecimento e maturidade suficientes para que a partir daí possamos disseminar características comportamentais para nossa equipe tanto no médio escalão quanto baixo escalão para quando chegarmos no alto escalão tenhamos um nível de maturidade aceitável e o fundamental: a credibilidade das pessoas que iremos gerir.
As empresas são formadas por pessoas logo nós somos um dos responsáveis pela disseminação destas características comportamentais como: comunicação direta, clara e objetiva pois ela é a base para tudo, devemos entender que a melhor forma de comunicação quando possível é olho no olho, sem mensagens pois estas são passíveis de más interpretações. Outra característica que é fundamental é saber ouvir mas o primeiro passo antes de ouvir é ter o interesse no quê está sendo falado, compreender e principalmente entender pois cada um tem seu ponto de vista e ele deve ser respeitado pois esta característica nos remete a saber discutir idéias, pois uma discussão saudável tem como premissa o respeito em relação as opiniões das partes envolvidas . Para que tenhamos um resultados positivo em um discussões saudáveis temos que saber ouvir para que possamos ser ouvidos sem precisarmos impor nossas idéias mas sim porque as pessoas têm credibilidade na nossa opinião.
Se compreendermos que estas características comportamentais citadas além de tantas outras acabarão por nos fortalecer pessoal e profissionalmente devemos buscar o autoconhecimento e autodesenvolvimento pois consequentemente aprenderemos a expor da melhor forma nossos pensamentos transmitindo credibilidade e confiança no momento da argumentação e persuasão através do convencimento.
Conflitos são importantes para o nosso crescimento, da nossa equipe e da empresa entretanto a expectativa é quanto a forma que se dará a solução. É impossível imaginar que não tenhamos conflitos em nossas equipes até porque somos seres humanos e nossa história milenar influencia nosso inconsciente coletivo e individual.
Necessitamos do conflito para sobreviver, provar nossas competências, elevar a autoestima e sermos respeitados como indivíduos que se relacionam com a sociedade.

“Sessenta por cento de todos os problemas administrativos resultam da ineficácia da comunicação.” (Peter Drucker)
Sinceramente eu apostaria bem mais!

by Mônica Radünz (mmradunz@yahoo.com.br)

2 comentários sobre “Onde está a comunicação?

  1. Parabéns, muito bom seu artigo, e possuo um material que exemplifica um pouco sobre isso, se tiver interesse, posso disponibiliza-lo.

    • Muito bom seu artigo. A ferramenta mais importante no desenvolvimento de um processo robusto e eficiente está na comunicação. Todos devem empenhar dia após dia para que este essencial elemento seja utilizado com precisão e melhor poder de absorção.

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